sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

OBEDIÊNCIA VOLUNTÁRIA – 3ª parte

Continuando a refletir sobre a obediência voluntária, veja o que Paulo ainda considera.  Ele questiona: posso usar minha liberdade para escolher viver no pecado – já que não mais ele me será imputado.  Porém o próprio apóstolo responde: Se assim fizer, estarei escolhendo voluntariamente o caminho das consequências dos pecados que não têm mais domínio sobre mim (lembre Rm 6:14).  Mas se por outro lado, escolho a obediência voluntária a Cristo e às suas leis – mesmo não havendo coerção neste sentido – então estarei escolhendo uma vida de santificação e frutos da graça.
Já dei alguns exemplos de como algumas inclinações e necessidades básicas podem se converter em pecado e desgraça para quem se submete a dar vazão e prioridade a eles.  Mas aqui devo citar outro exemplo sobre quem prefere trilhar de maneira voluntária e com satisfação o caminho proposto pelo Mestre.
Deus também me dotou de outros instintos que também compõem minha maneira própria de ser gente: inteligência, raciocínio e senso crítico, bem como bom humor, criatividade e imaginação – todas bênçãos de Deus.  Se eu escolher colocá-los na minha vida espiritual com devoção e oração, então certamente colherei frutos para santificação e vida eterna (a expressão está em Rm 6:22).
Sou livre na graça.  Isso é verdade e ninguém pode tirar isso de mim.  Sempre diante das várias possibilidades de escolhas, nada há de amarras que me obriguem a escolher um ou outro caminho; fazer uma ou outra escolha – faço-as como quiser.  Mas uma vez tendo escolhido uma deles – qualquer que seja ela – não me é dado o direito de opinar o que de lá virá. 
E ainda tem a miséria desta tendência maldita de escolher sempre o pior caminho! 
A luta ainda continua sendo travada.  Mas devo continuar exercendo meu direito e liberdade de escolher para assumir uma obediência voluntária àquele que, mesmo não ignorando a consequência natural do meu pecado (Paulo chama isso de salário), mas me concede a graça e dom gratuito da vida eterna em Cristo Jesus (esta glória está dita em Rm 6:23).  E que assim nos faça o Senhor.

Leia mais sobre Obediência Voluntária: 1ª parte, 2ª parte, 3ª parte

Nenhum comentário:

Postar um comentário