sexta-feira, 18 de novembro de 2016

CULTUANDO COM TRAJES SANTOS

Quando convocares as tropas,
o teu povo se apresentará voluntariamente.
Trajando vestes santos, desde o romper da alvorada
os teus jovens virão como o orvalho.
(Sl 110:3)
O Sl 29:2 em nossa versão mais tradicional nos instrui: "Tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome; adorai o Senhor vestidos de trajes santos".  Sem entrar nas questões teológicas ligadas a estes trajes santos, gostaríamos de comparar com o que Jesus disse: "Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus" (Mt 5:16).  Assim observamos que em ambos os textos o que pode nos chamar a atenção é o fato de que o tributo de adoração ao Senhor tem que ser revestido de caráter de santidade que aponte para a glória de Deus.  Ou seja: Todo o nosso comportamento – inclusive a roupa que colocamos para vir adorar – deve fazer de nós verdadeiros adoradores e levar as pessoas que conosco estão a se voltarem ao próprio Cristo em glorificação.
Mas devemos também partir para uma visão mais abrangente das colocações feitas pelo Mestre.  O que eu faço – as obras – durante as celebrações devem visar exclusivamente a glória de Deus, assim todo o estrelismo tem que ser descartado; toda carnalidade extirpada; todo mundanismo abolido.  Vale acrescentar que a tecnologia pode ser um aliado interessante na adoração, contudo: nem pode tomar o lugar do adorador, nem pode ser um fim em si mesma, nem deve servir para distrair a atenção de quem busca a Deus.
Em trajes e atitudes santos compareçamos diante de Deus para adorá-lo.

(do livro "No Baú da Adoração" publicado em 2004)

8 comentários:

  1. Porque será que não deu nem um comentário em? Aí aí Jesus está voltando e linda mensagem de encinamento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade querido: Jesus está voltando. Que ele nos encontre vestidos em trajes santos.
      Para a glória dele somente.

      Excluir
  2. Verdade Deus é nossa luz e nós somos a luz do mundo por isso que tudo que a em nós louve ao senhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que esse seja nosso desafio e meta: Fazer com que a Luz divina brilhe e assim todos possa louvar e glorificar a Deus.

      Excluir
  3. Meus amados irmãos quando se fala sobre usos e costumes na(s) igrejas(s) se cria uma indignição entre os frequêntadores de igreja que creêm piamente que Deus não olha o exterior das pessoas,mas se agrada do coração sincero que os conduz a igreja como bem quiser,e não como Deus requer dos que O buscam.
    Muitos tradutores da Bíblia,traduzem como é o seu costume rotineiramente,acreditam que estão certos,se afastando para bem longe dos originais das Sagradas Escrituras,colocam uma capa muito linda nesta nova versão,a encarecem grandemente,lançam na mídia,se enriquecem monetáriamente,e todos os que usam cuidam e,baseado nesta bíblia,acreditam que estão corretos e,quando alguém lhe diz que não é bem assim,eles se afastam dos santarãos,e acreditam piamente que são cristãos pois amam a sua igreja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre os nossos trajes: entendo que o texto bíblico indica que eles devem expressar com sinceridade nosso caráter cristão.
      Sobre a tradução da Bíblia: todo bom e honesto tradutor do texto precisa ser fiel às palavras e ao espírito original.
      Sobre meu próprio trabalho de tradução, sugiro um post onde eu aponto meus parâmetros - https://jnescrevinhando.blogspot.com/2016/03/e-na-hora-de-traduzir.html

      Excluir
  4. Eu acho q trajes santos não fala só do exterior, mas também do interior, porque não adianta nada se a pessoa está com roupas bem discretas, mas o coração está cheio de manchas, e os pensamentos cheio de maldade. A pessoa de oração, o próprio Deus nos mostra o q é certo, ou errado. Eu acho q Deus abomina a sensualidade, todas as roupas exteriores q apresenta sensualidade Deus abomina. Como também abomina o coração sujo, e a maldade. Enfim, só quem pode nos julgar é Deus. Por isso o mais importante é ser uma pessoa de oração.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com suas colocações. Esse post foi tirado do livro "NO BAÚ DA ADORAÇÃO" que aborda também essa perspectiva. Ainda aqui no Escrevinhando eu passo por essa temática. Dê uma lida por aqui.
      Deus abençoe sempre

      Excluir