sexta-feira, 21 de outubro de 2016

O CULTO COMO ANÚNCIO

E disse-lhe: "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas".
(Mc 16:15)
Refletindo sobre os preciosos encontros que o estar na presença de Cristo nos proporciona, convém hoje ressaltar que o encontro com Cristo no culto nos leva a uma compreensão muito clara do próximo e do encontro que devemos ter com ele.
Duas citações tiradas de Jesus: "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres.  Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos" (Lc 4:18) e "assim como o Pai me enviou, eu os envio" (Jo 20:21).  Desta combinação temos que o encontro com Jesus que se dá no culto deve nos fazer compreender que é preciso também ir ao encontro do próximo.  Ou seja: o encontro com o Mestre deve nos impelir a uma consciência da proclamação da mensagem divina aos homens e mulheres.  Desta forma, o culto como encontro tem que ser também culto como proclamação da Palavra de Deus.  O culto em que Cristo se faz presente tem que ter sempre um elemento de anúncio, pois nos encontramos com Cristo e somos enviados a conclamar outros a também se reencontrarem.
Se nós nos encontramos com Cristo no culto então a nossa celebração é também uma denúncia da separação entre Deus e seres humanos – que é a origem de toda desgraça humana – e também o anúncio de que Cristo já veio em resgate desta humanidade oferecendo-lhe solução para todos os seus problemas espirituais, psicológicos e sociais.
Agora que já nos encontramos com Cristo no culto, vamos fazer deste culto o anúncio de Deus para o resgate do ser humano, sendo nós os instrumentos divinos para esta missão.

(do livro "No Baú da Adoração" publicado em 2004)

Nenhum comentário:

Postar um comentário