sexta-feira, 29 de abril de 2016

POR QUE AINDA ESTUDO A BÍBLIA?

Depois de todo este tempo em que tenho me ocupado em ler, examinar, debruçar, analisar, investigar o texto bíblico, muita verdade e muita beleza têm se descortinado diante de mim.  Então, depois de todo este tempo, por que ainda estudo a Bíblia?
Permita-me lhe apontar algumas respostas.
Um.  Porque ainda não aprendi tudo.  Apesar de todo o conhecimento, todo o ensinamento  que possa ter adquirido, sempre há algo novo a se perceber.  O texto nunca se esgota.  Toda vez que vou às paginas sagradas elas se mostram para mim com uma faceta surpreendentemente nova, rica de verdades e detalhes.
Dois.  Porque ainda está atualizada.  É verdade que foi escrita há mais de dois milênios, mas as linhas sagradas continuam novas e atuais.  Nem o último noticiário na TV ou a mais recente atualização da web traz informações tão novas quanto a Bíblia.  A Palavra de Deus continua à frente deste tempo e ao ler sempre tem algo inovador a apresentar.
Três. Porque ainda é um texto relevante.  Além de atualizada, a Bíblia continua relevante para minha vida e para meus afazeres.  Não se trata de assunto ultrapassado e que não traga mais importância na minha agenda de temas a comentar.  Tudo o que nela está contido é interessantíssimo para que possa ser falado e comentado.
Quatro.  Porque ainda apresenta a melhor proposta social.  Num mundo que insiste em beirar o caos, que jaz no maligno, que caminha à desintegração a passos largos, a Bíblia ainda é o porto seguro, a indicação confiável para a completa e perfeita reestruturação social.  Seguir seus preceitos é ter a garantia de que um mundo novo está por vir.
Cinco.  Porque ainda tem muita beleza para me deslumbrar.  Os sentidos humanos nunca se cansam com o belo.  Olhos continuam maravilhados com profusão de cores.  Ouvidos continuam extasiados com prodigalidade de sons.  Há toques, aromas, sabores.  E a Bíblia continua transbordando exuberante beleza.
Seis.  Porque ainda dá sentido à minha existência.  Independente da era, da geografia, da topografia social ou do anel no dedo; a alma humana tem suas brechas ou crateras existenciais que reivindicam sempre por serem preenchidas (ah! O velho Agostinho tinha uma maneira tão poética de dizer isso!).  E é na Bíblia que continuo encontrando este sentido.
E sete. Porque Deus ainda se revela através de suas palavras.  O Deus Pai, Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra, Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor, o Espírito Santo é absolutamente transcendente.  Mas o Eterno se fez história, deu-se a conhecer, revelou-se.  E continua a nos falar na Bíblia Sagrada.
E por isso eu ainda estudo a Bíblia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário