sexta-feira, 27 de novembro de 2015

CELEBRANDO A COMUNHÃO DOS SANTOS

Periodicamente celebramos em nossa Igreja a Ceia do Senhor, isto fazemos seguindo tanto à ordenança do Mestre (há ordem para partilhar em Lc 22:17) quanto à tradição que nos vem dos cristãos primitivos (veja a constatação do evento pentecostal em At 4:42).
Só por estas citações iniciais já fica clara a ligação entre ceia cristã e comunhão, relacionamento, partilha e fraternidade.  Chamá-la de Comunhão seria então reconhecer nesta celebração cristã mais que um rito, mas um momento de reafirmação de valores sagrados de nossa fé e prática.
Assim seguindo essa linha de raciocínio, deixe-me apontar algumas verdades que celebramos sempre ao compartilhar o pão e o vinho em culto ao Senhor (antes de prosseguir veja este conceito de ceia como adoração em 1Co 10:31).
Ter pão e vinho em nossa adoração é celebrar a obra de Cristo na cruz quando desfez a separação entre os seres humanos, e a todos nos deu acesso ao Pai, criando um novo homem e fazendo a paz entre nós (está dito em Ef 2:14-18).  A ceia deve nos trazer à memória que em Cristo não há mais distinção entre judeu e grego (claro em Rm 10:12).
Voltando a Efésios.  Sabemos, quando nos reunimos para celebrar a Cristo, o mistério finalmente revelado da suprema vontade de Deus, que agora somos co-herdeiros com Israel e membros do mesmo corpo (em Ef 3:2-6, mas veja a forma simbólica como Paulo diz isso em Rm 11:11-24).
O desdobramento desta celebração é que quando comemos e bebemos juntos em memória do crucificado, sabemos que foi por ele que deixamos de ser apenas um bocado de gente para nos tornar efetivamente povo de Deus (confira em 1Pe 2:9-10).  Se somos hoje o povo escolhido de Deus é porque por Cristo – simbolizado na mesa – ele nos resgatou para ser seu povo e reino (complete a leitura bíblica em Cl 1:12-13).
Em especial também nos elementos da comunhão celebramos o óleo da bênção derramado na fraternidade cristã (tome as palavras do Sl 133).  Quando comemoramos a nossa vida em união – e somente através de Cristo conseguimos transformar este projeto em realidade – trazemos para nossa vivência como comunidade de fé a certeza de que Deus tem interesse pleno nesta unidade (na oração do Mestre em Jo 17:21) e reafirmamos que aqui – e primordialmente aqui – é onde o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre (ainda no Sl 133:3).
É com esta visão que nos juntamos periodicamente para celebrar e reafirmar que em Cristo nos tornamos e nos mantemos como Comunhão dos Santos – essencialmente igreja de Cristo.  Nesta fraternidade e para glória do Senhor: celebremos a comunhão.

(Originalmente publicado no sítio ibsolnascente.blogspot.com em 19 de junho de 2009)

3 comentários:

  1. Olá, sou Neidson e venho aqui lhe fazer um convite para participar do mais novo agregador de conteúdos da web.
    É o solinks.tk. Cadastre-se conosco e aumente consideravelmente seu tráfego. Trazendo muito mais visitas e rendimentos para seu blog/site.
    Cadastre-se e boa sorte!
    http://solinks.tk/

    ResponderExcluir
  2. A paz, sou apaixonado por essa parte que venha tratar da comunhão, uma das ordenanças deixadas por Jesus. Com tristezas que irmão estejam transformando as nossas congregações em guetos e estamos perdendo orientação deixado por Jesus do amar, perdoar e partilhar. Buscando sempre ser um verdadeiro cristão. Que os Espírito Santo não só interceda mais nos capacite por meio dessa reflexão exemplo de Cristo. Renovar nossas mente s e corações e por final melhorar os nossos atos diante dos Homens e de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz querido. A Ceia é realmente um grande momento quando a igreja se reafirma como comunidade de Cristo. E é na comunhão entre os irmãos simbolizados nos elementos da celebração da Ceia que reconhecemos Cristo como aquele que pela graça nos une.

      Excluir