sexta-feira, 2 de maio de 2014

PARA SUA CASA

A nossa vida – minha e sua, assim como foi a dos judeus antigos – vive às vezes de altos e baixos.  Umas vezes estou no pico, lá em cima e outras no fosso, lá em baixo.  E de resto, na maioria do tempo, vivo a normalidade do cotidiano.  E, ao contrário dos extremos quando sou levado a buscar mais a Deus, é nesta rotina do cotidiano que sou desafiado a me voltar ao Mestre.
Veja o que a Bíblia também diz sobre isto.
No prosaico verso de Jo 7:53 é dito simplesmente que depois de os guardas se admirarem de Jesus e não o prenderem, cada um foi para sua casa.  Em diversas ocasiões também o próprio Jesus, após realizar um milagre, simplesmente instrui: ...vá para sua casa (veja por exemplo: Mt 9:6 e Lc 8:39).  Fica a lição: a verdadeira vida cristã se vive é no cotidiano da casa.  Lá onde a vida prossegue rotineiramente é que o Mestre quer que se viva a inabalável fé.
Em Pv 30:7 o sábio pede a Deus que lhe dê, não fortuna ou sacrifícios extremos, mas o básico para viver, pois é nesta condição que deve florescer a sua capacidade de confiar no Senhor.  Convém lembrar que estas palavras se casam perfeitamente com a Oração Modelo: o pão cotidiano nos dá hoje... (Mt 6:11).
Um outro exemplo interessante são as palavras que Jesus dirige a Tomé: Bem-aventurados os que não viram e creram! (Jo 20:29).  Permitindo-me a extrapolação, é possível compreender que Jesus está bendizendo o fiel que deposita sua fé no Senhor mesmo que nada de extraordinário lhe aconteça – o fiel que no cotidiano sabe reconhecer a Jesus como Senhor meu e Deus meu (verso 28).

Vamos pedir a Deus que nos abençoe e nos faça ser fieis em nosso cotidiano; e ele assim o fará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário