terça-feira, 22 de abril de 2014

CASSIANE E A HARPA CRISTÃ

Andei procurando material sobre a Harpa Cristã – HC, tradicional hinário da Assembleia de Deus: partituras, gravações, arranjos ou outras coisas interessantes.  Conversei com alguns livreiros aqui de Aracaju.  Consultei outros irmãos de fé.  Mexi na internet.  Cheguei então a Cassiane e a sua gravação da Harpa.  E o que vi e ouvi merece a citação.
Mas acho que antes cabe uma apresentação dupla e rápida.  (1) A Harpa Cristã é o hinário oficial da CGADB, porém usado também em diversas igrejas de linha pentecostal, existe desde o ano de 1922 e na versão mais atualizada consta de 636 composições, entre brasileiras e traduzidas.  (2) Sobre Cassiane, penso ser bastante apenas apresentá-la como uma cantora brasileira da Igreja Assembleia de Deus.
Também devo dizer que gosto de boa música (mas, vá lá, sei que este conceito é naturalmente bastante discutível!).  E como tem boa música na HC! Algumas ela compartilha com outros hinários também tradicionais entre as igrejas evangélicas brasileiras, até por fazerem parte de nossa herança comum.  Mas há alguns outros que eu só conheço na Harpa. 
Bem, sei que alguns também já gravaram a Harpa.  Merece citação a interpretação de Feliciano Amaral.  Para mim um clássico que ainda guardo entre as que ouço com devoção.  Agora imagine esta riqueza espiritual e musical na voz de Cassiane, e com o jeito próprio de uma celebração da 'bleia'?
Esta é a gravação que Cassiane fez em 2010 (em CD e DVD).  Em linhas gerais, o trabalho consta de doze hinos, entre eles alguns daqueles que eu chamei há pouco de herança comum, como Alvo mais que a neve (nº 39 do HC ou 123 do CC), A mensagem da cruz (nº 291 da HC, ou 132 do HCC), e Sossegai (nº 478 da HC ou 328 do CC).  E outros hinos que me remetem bem à Harpa Cristã: Uma flor gloriosa (nº 196 da HC) e Solta o cabo da nau (nº 467 da HC – este cantam na minha igreja, mas acho que alguns nem sabem que é da Harpa).
Mas, para mim, o ponto alto é a interpretação do Canto do pescador (nº 149 da HC).  São seis estrofes e mais um refrão – fiel ao hinário.  Só que é canção tão boa – tem letra significativa, melodia gostosa e ritmo seguro – que dá vontade de ouvir, ouvir, e ouvir de novo.  E o melhor, contagia a cantar junto.  Isso é música.  Isso é adoração.  Isso é arte.  Isso é experiência cristã.
Que Deus lhe abençoe, irmã em Cristo Cassiane.  E que o Senhor da pescaria me conceda poder também cantar, ao final da jornada: Acabando de pescar, e deitado a pensar, tenho gozo pelo tempo que gastei; pois terei um galardão pela pesca, em Sião, pelas almas que no mundo eu ganhei.

4 comentários:

  1. A paz do senhor irmão, vc sabe quem canta o hino 426 da harpa
    estamos fazendo uma campanha de oração pelo brasil ao meio dia do dia 21/04/2016 e precisamos desse hino, cantado lindamente, desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido, não conheço nenhuma gravação específica deste maravilhoso hino, mas ele consta de algumas coletâneas que podem ser encontradas na internet.
      É bom saber de uma campanha de oração pelo Brasil. Nosso país está precisando.
      Abraço

      Excluir