terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Quatro conselhos bíblicos sobre o ADULTÉRIO

Por vezes a questão da sexualidade é tratada em círculos cristãos com extremos, ambos condenáveis: ou como elemento central de nossa prática religiosa – que não o é – ou como algo escondido e a ser esquecido – que também não deve ser. 
Quando Deus criou o ser humano constatou que era tudo muito bem (veja em Gn 1:31) e isto inclui e vida conjugal com seus privilégios e suas regras.  Na Bíblia, o livro de Provérbios, ao tratar do adultério, apresentou o tema como Deus o deseja: sem um moralismo aparente, mas tratando-o e enfrentando-o com o cuidado que merece e mantendo seu contorno espiritual adequado.
São a partir destes conselhos de Provérbios que aplicaremos as lições aqui aprendidas.
a) Considere o tema da pureza conjugal como algo ordenado pelo próprio Deus e que deve ser tratado com sabedoria e bom senso.
b) Tenha cuidado em não alimentar sequer idéias imorais e levianas quanto ao tema do respeito e da santidade.  Nunca sequer abra espaço em suas idéias para cogitar tal deslize (veja a sequência do pecado em Tg 1:14-15).
c) Não se deixe seduzir por palavras doces ou pela beleza passageira que convidam ao pecado.  Lembre-se que no início podem até ser agradáveis, mas seu fim é de morte (veja a advertência de Pv 14:12).
d) Assuma e valorize seus compromissos – principalmente conjugais – feitos diante de Deus e viva-os como uma dádiva divina para você (observe ainda Pv 18:22).

2 comentários:

  1. E se seguirmos o velho testamento????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O princípio é o mesmo (lembre que Provérbios está no Antigo Testamento!). Mas o importante é saber que como cristãos que somos, consideramos o AT sagrado mas sempre o interpretamos à luz do NT e de Cristo.
      Abs

      Excluir