terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Cinco conselhos bíblicos sobre a AUTORIDADE



A vida humana em sociedade é constituída de relações de poder e autoridade.  Isto é inevitável.  Basta qualquer observação.  E a Bíblia reconhece isto.  Assim, diante desta constatação, procuramos trazer lições sobre como se portar e viver nestas condições, lições estas que atualizamos e devemos empregar em nosso viver diário como luzeiros no mundo (esta expressão desafiadora está em Fl 2:15).
a) Reconheça que na vida sempre haverá papeis a serem vivenciados nas relações de autoridade.  Seja qual for a sua situação, que prevaleça em todas as circunstâncias a sua fidelidade e o seu compromisso com o Senhor e que esta seja demonstrada em sua vida (lembre-se das palavras de Jesus em Mt 5:16).
b) Numa situação de subordinação hierárquica, mantenha sua conduta irrepreensível, respeite os superiores e continue trabalhando como se para o Senhor (é importante citar Fl 2:14-15).
c) É natural querer ascender na vida, mas nem faça disto seu objetivo único na vida, nem o faça através de quaisquer meios (considere Mt 6:33 e dê bastante atenção a Pv 25:6-7).
d) Quando numa posição de chefia ou comando, aplique os valores do Reino de Deus nas suas tomadas de decisão e no tratamento com seus subalternos (veja Pv 29:2 e Ef 6:9).
e) Quanto aos que estão em posição de poder político e social; dispense à pessoa que o ocupa o respeito devido, e à função em si o temor e a obediência necessária (considere 1Pe 2:13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário