terça-feira, 29 de outubro de 2013

Cinco conselhos bíblicos sobre a INSTRUÇÃO DOS FILHOS

Há em toda a Bíblia um claro interesse na família, e mais especificamente em como mães e pais devem tratar e cuidar de seus filhos; da mesma forma com os filhos devem se portar e viver na relação com seus pais.  Com base nesta certeza, vejamos algumas lições que precisam ser aplicadas em nossa vida.
a) Por se tratar de um relacionamento, nem sempre fácil, simples e harmonioso, seja qualquer o seu papel neste elo, estabeleça como critério para sua vida – como pai ou como filho – o amor como o vinculo perfeito (Paulo diz assim em Cl 3:14).
b) Como mãe ou pai, assuma o seu papel de garantir com carinho e amor a instrução, formação e exemplo adequado que seu filho deverá seguir (tenha a coragem de dizer como Paulo em 1Co 11:1).
c) Não ignore ou releve os deslizes de seus filhos.  Quando necessário, corrija-os e discipline pois esta é sua obrigação diante de Deus (veja que o próprio Deus nos serve de modelo em Hb 12:7).
d) Aos filhos cabe o compromisso cristão e o dever de obediência e submissão aos pais, acatando suas instruções e disciplinas sem desanimar (e lembre-se que isso é agradável ao Senhor como enfatizou Paulo em Cl 3:20).
e) Honre ao seu pai e a sua mãe.  Para isso não há idade (lei repetida em Dt 5:16).  Além do mais, cuide da velhice deles (veja a Pv 23:22).  E a todo tempo, considere-os na posição de respeito que o Senhor os colocou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário