terça-feira, 10 de setembro de 2013

VIDA VITORIOSA

Uma das tendências mais marcantes da espiritualidade e religiosidade modernas é o que chamamos de triunfalismo.  De livros de auto-ajuda a cultos explosivos, sempre há promessas de vida de vitória e triunfos sobre qualquer circunstância nesta vida...
— 'tá bom!!! vá lá!!! 
... porém, segundo a Bíblia, a vida vitoriosa do crente não lhe exclui as lutas: pelo contrário, sempre será acompanhada de aflições e até negações (confira Jo 16:33 e Mt 16:24).
Contudo, mesmo não tendo nesta vida descanso perene (leia Hb 13:14), há uma promessa certa que já somos mais que vencedores (a base está em Rm 8:37) e mesmo que hoje pareça não ter chegado, ela virá no tempo próprio (garantia de 2Pe 3:9).  Mas, sabe por que isto?  Lendo o apóstolo Paulo posso observar pelo menos três indicações.
Primeiro: Todas as coisas contribuem para a vitória do cristão (Rm 8:28).  Deus está no controle da história e por fim os seus perceberão que cada circunstância da sua vida foi apenas uma etapa na consecução da vitória final (Jó 19:25).
Segundo: Nada nesta vida, por pior que possa parecer, será suficiente para nos separar do amor de Cristo que em nós opera (Rm 8:38).  Quando Deus resolve agir, ninguém consegue detê-lo, o que implica que sempre podemos perceber a manifestação divina, mesmo nos momentos mais difíceis (Is 43:13).
Terceiro: O melhor é o que está por vir.  O que experimentamos hoje é duro mas transitório; contudo o vindouro e definitivo é infinitamente melhor (Rm 8:18).  Suportar as tribulações desta vida por amor a Deus sempre traz a certeza de que o melhor virá (Mt 19:29).
Assim, somente devo concluir como o apóstolo: Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou (Rm 8:37) – Aleluia!

2 comentários:

  1. eu tava no portal nexus quando me deparei com este post entrei e li esta otima mensagem continua assim que deus vai te ajudar
    seus posts sao muito bom,
    eles edificam uma pessoa
    seu blog e voce estão de parabens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Cristiano,
      Que bom que gostou do que escrevi. Ele foi escrito para edificar e abençoar o povo de Deus.
      A glória seja toda e somente ao Deus que nos dá a sua graça.
      Um abraço.

      Excluir