terça-feira, 17 de setembro de 2013

1913-2013

Em 1913 Aracaju era uma jovem cidade. Com pouco mais de meio século de fundação, Aracaju, com suas ruas em xadrez, era uma cidade planejada que se abria com perspectivas de futuro. 
Naquelas primeiras décadas do século XX, a cidade via acontecer o seu primeiro boom de desenvolvimento comercial e industrial. Ela então deixava de ser apenas uma utopia de sonhadores para assumir sua vocação de capital de todos os sergipanos.
Foi também lá em 1913 que alguns irmãos e irmãs, vindo das Alagoas, atravessaram o Rio São Francisco e, chegando às margens do Rio Sergipe, fundaram aqui uma Igreja Batista - a primeira em solo de Sergipe del Rey: a Primeira Igreja Batista de Aracaju - a nossa PIBA.
No princípio, o grupo foi pequeno e talvez aquela dezena de crentes não tenha se feito notar entre as pouco mais de 35 mil pessoas que viviam em Aracaju à época. Mas é verdade que aqueles pioneiros fizeram história, estabeleceram-se e fincaram suas marcas nesta terra.  E se hoje a PIBA é centenária, devemos a eles.
Agora estamos em 2013. E me vejo levado a pensar nas palavras bíblicas que leio em Pv 22:28 - "não mude de lugar os antigos marcos que foram colocados por seus antepassados". Até posso entender que a direção do provérbio possa ser outra, mas me sinto à vontade em Cristo para atualizar as palavras sagradas.
Aqueles homens e mulheres de 1913, bem como os de 1923, 1933... deixaram para nós referências, mesmo que elas hoje nos pareçam longínquas, mas são marcas que não podemos relegar à bruma do esquecimento. 
Assim, quando já nos dispomos a olhar o que seguirá 2013, 2023, 2033... Que os marcos antigos estejam bem fincados - somos o que somos pela graça e riqueza de nossa herança - e que assumamos o desafio profético de Isaías: "alargue o lugar de sua tenda... estique suas cordas e firme suas estacas" (Is 54:2).
Glória ao Senhor da Igreja por 1913 e por 2013.

(Lá em cima, uma imagem da Ponte do Imperador, tradicional marco da cidade de Aracaju, num registro do século passado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário