sábado, 24 de agosto de 2013

QUANTIDADE DE FÉ

Diante da impossibilidade de os discípulos de Jesus em expulsar um demônio, o próprio Cristo aproveitou a situação para lhes instruir sobre a fé: se tiverdes fé como um grão de mostarda direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele há de passar; e nada vos será impossível (Mt 17:20).  É claro que Jesus aqui usa de uma figura de linguagem – método comum no Mestre – pois ele sabia que a fé não pode ser avaliada em termos de unidade métrica.
Então, o que de importante que Jesus Cristo quis ensinar com esta ilustração? 
Em primeiro lugar que a “quantidade” de fé não é o mais importante.  Como fé não se mede, o que realmente importa é se somos capazes de ter fé nele.  A grande diferença entre o grão de mostarda e o monte é a demonstração de que não pode haver uma relação de valor entre eles para que se possa estabelecer uma escala de valores (veja mais em Is 55:9).
Na comparação, Jesus também ensina que é preciso se ter uma compreensão bem clara de nossa impotência e dependência diante das circunstancias da vida e a absoluta suficiência divina para atender às nossas necessidades (considere Jo 15:5).
E finalmente o desafio de Jesus sobre a fé do tamanho de um grão de mostarda e o monte que se ergue a nossa frente dá-nos a possibilidade de perguntar: qual é o monte que temos em nossa vida hoje e que precisa ser passado para outro lado?  O que há de tão impossível em nossa vida?  Onde está nosso monte? 
Seja qual for a resposta dada a estas questões do parágrafo anterior, a lição do grão de mostrada nos ensina que uma fé – qualquer que seja ela – se for verdadeira e em Deus, será suficiente para transportá-lo.  Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário