sexta-feira, 16 de agosto de 2013

DEUS ALÉM DAS EVIDÊNCIAS

O Salmo 19 é usado tradicionalmente para se referir a uma revelação natural de Deus que pode ser percebida por qualquer ser humano, independente de sua experiência de fé.  Mas vivendo em uma sociedade tecnicista e pragmática como a nossa, gostaria de – a partir da sugestão do Salmo – tentar ver e ouvir Deus bem além das evidências.
Para Davi – o salmista, diferentemente de minha existência hoje que muitas vezes tem se tornada vazia de referências; contemplar os céus possibilitava a sua alma experimentar a completude de uma vida repleta da divindade e significados.  Por isso ele foi capaz de ouvir os céus declarando a glória de Deus.
E quando para mim os céus se parecem vazios? Quando já não ecoam as melodias celestes?  Quando a frieza técnica e científica não me é suficiente para aquecer a existência?  Quando os distantes pontos brilhantes da noite não passam de dados astronômicos e faltam poesias de fé?  Quando sol e lua apenas se sucedem sem apontarem a referência alguma?
Aqui, permita-me tomar como base outra citação bíblica (Hb 12:1-3) para tentar devolver aos céus e ao firmamento a grandeza de anunciar Deus além das evidências.  Creio que as sugestões aos Hebreus podem reascender as palavras do Salmo.  Veja o que elas me dizem:
* Limpe seus olhos e ouvidos para que possa perceber melhor (v. 1).  A vida tem enchido meus olhos de tantos anteparos e meus ouvidos de tantos filtros que às vezes já não sou capaz de experimentar o simples e direto contado com os céus.
* Olhe na direção correta (v. 2).  Sou empurrado a me ocupar com coisas do dia-a-dia e desviar o foco de minha vida daquele que é a razão de minha existência.
* Deixe a imaginação espiritual fluir (v. 3).  Aqui não é uma questão de lógica e raciocínio, mas de ultrapassar os limites razão experimental.  Somente com uma fluência espiritual irrigando a minha imaginação é que os céus novamente voltarão a ecoar a glória de Deus para mim.
Em todo caso, faça destas palavras a sua oração: Senhor, deixa-me contemplar e ouvir a glória divina que ressoa nos céus para que eu possa te perceber em toda a tua grandeza e majestade.  Amem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário