sexta-feira, 31 de maio de 2013

INDO PELO CAMINHO

A associação entre cristianismo e a figura do caminho é bem antiga.  Podemos retomar ao dito de Jesus quando se apresentou como sendo o caminho em Jo 14:6.  Podemos também nos lembrar que este foi um nome dado ao conjunto dos seguidores do Mestre no primeiro século (veja a citação em At 9:2 por exemplo).  Ou ainda através de Pedro que nos fez lembrar que somos peregrinos nesta terra em 1Pe 1:1 e 2:11.
Aproveitando esta relação, gostaria de refletir um pouco hoje sobre o fato de vivermos no caminho e o que acontece com o cristão enquanto ele vai pelo caminho.  Três histórias do NT me dão alguma indicação.
Indo pelo caminho tenho a companhia de Jesus.  Foi o que aconteceu com dois dos discípulos em direção a Emaús no mesmo dia da ressurreição (o relato está em Lc 24:13-35).  No caso específico eles nem perceberam, a princípio, que estavam em companhia tão sagrada.  A verdade é que há uma promessa e uma garantia da presença real de Cristo e do seu Espírito no meio da igreja (a promessa de Cristo foi citada por Mt 28:19 e a garantia do Espírito é dita em Jo 15:26).
Indo pelo caminho experimento a cura que precisamos.  Lucas conta que de longe Jesus ordenou a dez leprosos que fossem se apresentar aos sacerdotes para atestar a cura e enquanto para lá se dirigiam perceberam que já estavam curados (confira a narração em Lc 17:11-19).  Infelizmente apenas um – o samaritano – voltou para agradecer; mas a cura foi efetiva para todos! Enquanto caminho sob a ordem divina neste mundo (lembra que Jesus confirmou que seria assim em Jo 17:15?), ele mesmo vai reconstruindo minha história e curando as feridas do corpo e da alma que a vida me infligiu (Is 53:5 é a profecia confirmada no NT em 1Pe 2:24).
O que as duas histórias anteriores têm em comum é que no caminho se deu a manifestação espiritual, porém nem todos os homens envolvidos poderam usufruir completamente dela.  Mas Deus nunca desiste! É aqui que a terceira história ajuda na compreensão.  Quando, com sinceridade e diligência, permaneço indo pelo caminho, Deus me encontra – e ainda que seja preciso, ele me derruba – e muda a minha história (relembre Paulo no caminho de Damasco em At 9:1-18).
O Senhor sabe o que vai em meu coração e os motivos que me levam a por os pés no caminho (como é belo todo o Sl 139!).  Alie a isto a verdade que ele nos ama profundamente (destaque Jo 15:13). Então devo constatar que indo pelo caminho o Senhor sempre demonstra interesse em mim; trata-me com firmeza, mas também com carinho e marca a minha trajetória.  E quando reconheço que ele é o Senhor do caminho, posso vivenciar uma profunda transformação em minha caminhada (Jesus chama isso de novo nascimento em Jo 3:5-6).
Que eu possa não apenas perceber que indo pelo caminho o Senhor caminha e trabalha ao meu lado, mas também que me deixe ser tocado e influenciado por aquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida.


(Texto republicado a partir de uma publicação original no sítio http://ibsolnascente.blogspot.com.br em 22/05/2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário