sexta-feira, 17 de agosto de 2012

ESTAREI ME MUDANDO


Pensei em iniciar este texto citando Carlos Drummond de Andrade em uma crônica excelente (redundância!?) na qual ele se refere à passagem de tempo entre a compra e a venda de uma casa.  Lembro da crônica e sei que tenho o livro com ela, mas, a esta altura, o tal livro já está devidamente encaixotado e guardado.  Aí fica difícil...
Vou tentar de outro jeito.  Como dizem os operadores de telemarketing de plantão: estarei me mudando
(Mas me deixe abrir um parêntese.  Se eles soubessem que cada vez que empregam um gerúndio estão correndo um real risco de perder o cliente!  O que não só irrita como ofende a minha parca inteligência.  Isso não vem ao caso agora.  Vou fechar o parêntese e voltar à mudança.)
Estou deixando o endereço onde morei por mais de uma década aqui em Aracaju e, provisoriamente, me instalando numa casa de meus sogros (também em Aracaju) até que possa me mudar para a nova casa.
A ênfase deve está no advérbio: provisoriamente.  Neste sentido posso usar a expressão: estarei me mudando!  Pois começando esta semana e nos próximos meses estarei em processo de transferência de uma casa a outra.  Já não estou na antiga residência, mas ainda não me alojei na nova.  Estou de passagem!
Nestas horas, parece que a vida se vira de pernas para o ar.  A velha rotina precisa ser reformulada, e até que as coisas se arrumem novamente, tudo está fora de lugar.  E no meu caso agora, não sei quando estarão lá.
Além da situação de descompasso e novo compasso que a mudança traz, parece que só nestas horas nos damos contas de quantas coisas foram acumuladas ao longo dos anos: livros, papeis, roupas, discos, chaves, panelas, aparelhos, cacos que precisam ser acondicionados para o transporte. 
E o que dizer dos cheiros, sons, referências, horários, rotinas, histórias que não têm como ser empacotados mas precisam de um lugar nas memórias pois, de algum modo, ficarão para sempre, só que devem ceder lugar a novas vivências que nos aguardam...
Estou atestando: eita coisa aperreada é se mudar!!
Só que eu quero terminar este texto citando as palavras sagradas aos Hebreus: não temos aqui morada permanente (leia em Hb 13:14).  E como tais palavras estão ficando límpidas enquanto transcorro a realidade de que estarei me mudando!  Já não sou mais daqui, mas ainda não cheguei lá!  Assim é compreensível minha desadequação neste tempo presente pois tudo agora é provisório – e vou me acomodando como dá, enquanto espero minha morada definitiva a qual será incomparavelmente melhor (confio no que diz Rm 8:18).
E tudo será somente a glória de Deus.

6 comentários:

  1. SEJA BEM VINDO A JABOTIANA...

    ResponderExcluir
  2. Excelente! Que capacidade de, à partir do seu cotidiano, aplicar a verdades eternas.
    Deus continue te abençoando nesta nova fase da sua vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, querido.
      A capacidade é dada por Deus, logo a glória tem de ser dada a ele também.
      Um abraço

      Excluir