sexta-feira, 27 de julho de 2012

O SENHOR OUVE A QUEM CLAMA


Vou começar listando o que os Salmos me dizem:  o Senhor ouve a quem clama.  Veja sete exemplos:
Sl 3:4 – Ao Senhor clamo em voz alta, e do seu santo monte ele me responde.
Sl 28:6 – Bendito seja o Senhor, pois ouviu as minhas súplicas.
Sl 34:17 – Os justos clamam, e o Senhor os ouve, e os livra de todas as suas tribulações.
Sl 40:1 – Coloquei toda minha esperança no Senhor; ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro.
Sl 65:2 – Ó tu que ouves a oração, a ti virão todos os homens.
Sl 66:19 – mas Deus me ouviu, deu atenção à oração que lhe dirigi.
Sl 116:1 – Eu amo o Senhor, porque ele me ouviu quando lhe fiz a minha súplica.
Destes e de outros Salmos que repetem tal certeza como um refrão eu posso extrair algumas verdades que quero compartilhar nesta reflexão.
Veja em primeiro lugar a certeza do salmista em reconhecer que o seu Deus é vivo – pois só assim poderia ouvi-lo.  Ao contrário dos ídolos das nações que têm ouvidos, mas não ouvem (compare com o Sl 135:17), o Deus cantado nos Salmos está bem vivo e por isto pode interagir e ouvir a minha voz.
Mais que isto também, a certeza do salmista me aponta para a verdade de que Deus não só está vivo como também tem real interesse pelo que tenho a dizer.  E como isto provoca em mim amor, aconchego e a convicção de que serei ouvido.
A soma destas duas certezas me leva ao verso 10 do Sl 116 quando o salmista afirma: "Cri, por isso falei".  Se eu creio que o meu Deus é vivo e que se compadece de mim, então eu não devo me calar.  Tenho que colocar toda a minha súplica e minha existência diante de Deus para que ele possa ouvi e atender ao meu pedido.
Mas há uma advertência que me sinto na obrigação de citar aqui, ela não está nos Salmos e sim das profecias: "Vejam! O braço do Senhor não está tão encolhido para que não possa salvar; e o seu ouvido tão surdo para que não possa ouvir.  Mas as suas maldades separam vocês do seu Deus; os seus pecados escondem de vocês o rosto dele, por isso ele não os ouvirá" (leia em Is 59:1-2).  Ora, havendo mácula de pecado em minha vida, isto impedirá que Deus me ouça, e não me ouvindo, recolherá sua mão em me abençoar.
Mesmo com este obstáculo – ou apesar dele pois creio na graça – vou concluir reafirmando a certeza que tenho muito para dizer a Deus, e o glorifico pois sei que ele me ouvirá.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário