sexta-feira, 29 de junho de 2012

O MAIOR E O MENOR

O evangelista Lucas narra que logo após Jesus ter celebrado a última ceia com os seus discípulos surgiu também uma discussão entre eles, acerca de qual deles era considerado o maior (confira em Lc 22:24).  E desta discussão – com a resposta dada pelo próprio Cristo – e da ocasião em si que ela ocorreu, posso tirar pelo menos duas lições importantíssimas para a minha vida cristã.
Jesus tinha acabado de demonstrar histórica e concretamente o significado máximo de sua missão e sua intenção para com os seus seguidores ao falar de um corpo oferecido e de sangue derramado em favor de vocês (veja versos 19 e 20 do mesmo capítulo 22) e os discípulos estavam preocupados sobre quem dominariam sobre os outros.  A ocasião me faz compreender que não basta apenas estar posicionado ao lado de Jesus, é preciso estar de acordo, somar-se, haver ligação de propósitos e projetos entre o Mestre e seus seguidores para vir sobre nós o Reino.
Quanto à discussão e a fala de Jesus, é fácil observar que para os que querem assentar-se sobre os tronos do Reino (veja o teor do pedido no verso 30) é preciso priorizar a atitude de serviço e humildade. Afinal no Reino de Deus maior é quem serve (leia mais em Lc 22:26).  Ou seja, aquele que almeja o ministério cristão – ou qualquer outra ocupação dentro do projeto do Reino de Deus – tem que estar bem consciente de que isto só terá sentido se for para desenvolver toda uma vida de serviço a Deus e aos seus pequeninos. 
Diferentemente dos valores do mundo, no Reino apregoado por Jesus, eu devo estar é para ser serviçal e útil aos outros, para estar disponível a ajudar e cumprir as ordens que me são dadas.
Hoje quando novamente sempre que volto a celebrar o Senhor, que não se repita em mim a intenção equivocada dos discípulos de Jesus de há dois mil anos, mas que eu tenha aprendido a lição de união com os projetos de doação de corpo e sangue deixados pelo próprio Mestre, lição esta que me impõe a vida de serviço litúrgico e comunitário para lograr ser participante do Reino de Deus. 
E que assim nos faça o Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário