terça-feira, 21 de novembro de 2017

AS CARTAS DE PAULO

Por muito tempo se habituou a chamar os escritos apostólicos do NT pelo termo clássico: Epístola.  Mas aqui vamos chamá-las apenas de Cartas.  Os dois termos são praticamente sinônimos, contudo este segundo parece expressar um português mais coloquial e assim uma linguagem mais próxima do nosso cotidiano, o que com certeza deveria ser o objetivo dos autores bíblicos: trazer a fé para a simplicidade do dia-a-dia.
Vejamos então as Cartas do Apóstolo Paulo que encontramos em nossa Bíblia uma a uma:
+ Romanos – A maior entre as cartas de Paulo, a Carta aos Romanos pode estar incluída entre as mais belas páginas da literatura mundial pela sua riqueza estilística e clareza de argumentação.  A igreja cristã na cidade de Roma, capital do Império, não foi fundada pelo apóstolo, mas recebeu toda atenção da parte de Paulo.  O tema central desta carta é a relação entre Lei e Graça e a justificação pela fé. 
Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo.
(Rm 5:1)
+ 1ª e 2ª Coríntios – Paulo, provavelmente, escreveu mais cartas aos coríntios, mas somente duas foram conservadas em nossas Bíblias.  O apóstolo esteve na cidade de Corinto em sua segunda viagem, quando fundou a igreja local e entre as igrejas do período do NT talvez esta tenha sido a igreja mais problemática.  Aos Coríntios, Paulo escreveu enfatizando a pureza da vida cristã e a necessidade de boa conduta. 
Fugi da impureza. (1Co 6:18)
+ Gálatas – A Galácia era uma região da Ásia Menor visitada por Paulo na sua terceira viagem missionária.  A carta deveria ser algo como uma cartacircular a ser lida por todas as igrejas da região.  Gálatas pode ser considerada uma espécie de resumo da Carta aos Romanos por seu conteúdo e ênfase. 
Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão nem a incircuncisão vale coisa alguma; mas sim a fé que opera pelo amor. (Gl 5:6)
+ Efésios – A igreja na cidade de Éfeso foi fundada por Paulo em sua segunda viagem e por ela o apóstolo nutria um carinho todo especial.  Os assuntos que dominam esta carta são a salvação pela fé em oposição às obras e a conduta cristã na família e na sociedade. 
Portanto, vede diligentemente como andais, não como néscios, mas como sábios.
(Ef 5:15). 
+ Filipenses – Paulo esteve em Filipos na segunda viagem onde ficou preso.  Quando escreveu a carta, também deveria estar preso, o que não impediu de que a Carta aos Filipenses fosse aquela em que o apóstolo mais enfatiza a alegria de ser cristão. 
Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos. (Fp 4:4).
+ Colossenses – A cidade de Colossos deve ter sido visitada por Paulo na sua terceira viagem missionária.  Esta carta, que deveria ser também compartilhada com os cristãos laodicenses, demonstra um certo distanciamento entre o apóstolo e os primeiros leitores mas, mesmo assim, expressa a preocupação do autor com a fé e o crescimento cristão da igreja. 
Pois quero que saibais quão grande luta tenho por vós, e pelos que estão em Laodiceia, e por quantos não viram a minha pessoa. (Cl 2:1)
+ 1ª e 2ª Tessalonicenses – Estas devem ter sido as primeiras cartas escritas por Paulo conservadas no NT.  Paulo esteve em Tessalônica na sua segunda viagem e escreveu as cartas com a clara intenção de fortalecer a fé dos cristãos e animá-los quanto à esperança da volta de Cristo. 
E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
(1Ts 5:23).
+ 1ª e 2ª Timóteo – As cartas a Timóteo são obra do final do primeiro século quando já a igreja se mostrava com uma relativa organização interna.  Timóteo era um jovem cristão que acompanhou Paulo em sua segunda viagem e se tornou líder da igreja.  As cartas foram escritas como manuais de orientação para líderes. 
Ninguém despreze a tua mocidade, mas sê um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza. (1Tm 4:12).
+ Tito – O personagem Tito não é citado no livro de Atos dos Apóstolos mas Paulo faz referência a ele aos coríntios como sendo alguém de sua relação pessoal.  O objetivo da carta é aconselhar a diversas classes de cristãos a cerca do bom comportamento. 
Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina. (Tt 2:1).
+ Filemom – A pequena Carta a Filemom – na verdade um bilhete – é um encaminhamento do escravo fugido Onésimo que, tendo sido alcançado pelo Evangelho pregado por Paulo, agora retornava ao seu senhor Filemom; devendo ser então recebido com amor cristão. 
Assim pois, se me tens por companheiro, recebe-o como a mim mesmo. (Fm 17)

Em geral:
Nas cartas de Paulo nós encontramos dispostas todas as principais doutrinas da fé cristã, assim como vários conselhos úteis à vida do fiel cristão neste mundo.  Estas cartas são ricos documentos que nos inspiram e ensinam o que devemos crer e como devemos nos comportar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário