terça-feira, 5 de setembro de 2017

Conselhos bíblicos sobre adoração e culto – CELEBRANDO A CEIA DO SENHOR

Porque eu recebi do Senhor o que também lhes entreguei: Que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou pão e, tendo dado graças, partiu-o e disse: “Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”.  Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isto sempre que o beberem em memória de mim”.  Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha.
(1Co 11:23-26)


Hoje a nossa igreja deve continuar cultuando seguindo o modelo dos cristãos primitivos.  E certamente as instruções paulinas continuam sendo um bom modelo de adoração e culto a ser seguido.  A partir dele podemos aplicar as lições a nossa adoração hoje.
# Faça do culto em sua igreja a expressão da vida em comum que é a base de nossa fé (a oração sacerdotal de Cristo diz isso em Jo 17:21).  A intimidade e a comunhão com o Pai no quarto fechado citado em Mt 6:6 é um bom começo para a devoção; mas o culto em comunidade cristã é fundamental para uma vivência cristã sadia.
# Nunca permita que seu culto aconteça como um fim em si mesmo.  Ele tem que servir como instrumento para trazer à lembrança a pessoa e os atos de salvação de Cristo, bem como anunciar sua volta em glória (Rm 11:36 é mais que um jogo de palavras).
# Como na Ceia do Senhor, faça de cada culto um momento de dar graças a Deus em nome do Senhor por tudo que ele tem feito em sua vida (a instrução de Ef 5:20 é clara).
# Transforme seu culto e sua adoração numa ocasião de celebrar a Cristo pela nova aliança estabelecida através de seu sangue.  Cultue pelo perdão concedido e pelo Espírito derramado (veja Rm 5:5).
# Traga a esperança da volta de Cristo para o centro de sua adoração.  Lembre-se que se nossa fé estiver resumida a este tempo presente ela não é suficientemente cristã (veja a nota de 1Co 15:19).  Então sempre cultue na expectativa da volta do amado (assim será a adoração na eternidade conforme Ap 4:8).


Nenhum comentário:

Postar um comentário