terça-feira, 22 de agosto de 2017

Conselhos bíblicos sobre adoração e culto – O HINO PASCOAL

Depois de terem cantado um hino, saíram para o Monte das Oliveiras.
(Mt 26:30)


Aquele simples hino entoado por Jesus encerrando a celebração da páscoa junto com seus discípulos é um dos poucos momentos em que os evangelistas nos narram uma cerimônia formal de adoração.  Neste sentido, ele deve nos servir de parâmetro seguro sobre como a igreja – que se sabe herdeira dos primeiros discípulos – deve continuar adorando em seus cultos.
# Entoe ao Senhor sempre um hino com simplicidade e sinceridade (este foi o padrão da igreja primitiva em At 2:46).  Mesmo Deus sendo grandioso (cantado no Sl 48:1), ele se agrada dos louvores dos humildes (afirmado no Sl 138:6).
# Ocupe-se em satisfazer o Senhor com a sua solenidade.  Deus requer respeito e reverência em sua presença – isso é solenidade santa. Mantenha uma atitude de adoração prostrada e reverente diante do Deus supremo (assim exorta o Sl 99:5) e se esmere por fazer o melhor em sua adoração (cuidado com a maldição de Jr 48:10).
# Em toda e qualquer circunstância mantenha o louvor em seus lábios.  Sempre cante um hino em adoração.  Faça isso tanto pessoalmente como na comunidade da igreja.  O louvor e a ação de graças tem que ser o padrão de nossos pensamentos e atitudes (veja as instruções paulinas em Fl 4:8 e 1Ts 5:16-18).
# Já tendo se fortalecido no íntimo por meio do Espírito na adoração (esta expressão é de Ef 3:16), não tenha medo em enfrentar e vencer toda e qualquer prova (confie nas palavras de Jesus em Jo 16:33).  Não duvide que o louvor é uma poderosa arma de vitória.

(Na imagem lá em cima, uma reprodução da pintura A Última Ceia do italiano Leonardo da Vinci no Refeitório da Igreja de Santa Maria della Grazie em Milão concluída em 1497)

Nenhum comentário:

Postar um comentário