sexta-feira, 2 de junho de 2017

UMA GRANDE FESTA

Na casa de um fariseu, Jesus uma vez contou a parábola do grande banquete.  Na narração, um certo homem planejou uma grande recepção e convidou alguns chegados.  Como era costume, na hora marcada mandou seus servos anunciar o evento.  Mas o inesperado aconteceu: um a um, todos apresentaram desculpas e não compareceram.
Porém o banquete estava pronto.  Então o senhor mandou trazer novos convidados para que a casa ficasse cheia (leia toda a parábola em Lc 14:15-24).
A primeira verdade desta história é que Jesus compara o Reino de Deus a uma grande festa.  Ao contrário do que se diz por aí: a vida em Cristo é sempre uma vida festiva e alegre.  Nela não faltam motivos para celebrar (já refleti aqui sobre Rm 14:17 e veja também Sl 16:11).
Duas outras constatações posso ver na parábola.  Aparecem claramente dois tipos de convidados – e não são os que foram chamados primeiro ou por último.  Jesus os divide entre os que estão dentro e os que estão fora do banquete, não existe meio termo ou terceira opção (neste ponto Jesus é radical em Mt 12:30).  Entendendo que o Reino de Deus é uma grande festa, então estamos todos nós divididos apenas entre os que participam do Reino e celebram, com o Rei e os que por qualquer razão estão fora e estão excluídos da alegria eterna.
A outra constatação é a atualidade da narração: ela vale para hoje.  E entendendo assim, a frase do senhor da festa ainda ecoa: ainda há lugar (confira em Lc 14:22).  Isto é verdade presente.  Na grande festa que é o Reino de Deus ainda hoje há lugar. 
Vou lhe dar três razões para acreditar nisto:
a) Ainda há lugar porque há espaço suficiente para todos.  Na cruz de Cristo há poder bastante para que todo ser humano em qualquer tempo e lugar possa ser alcançado pela graça divina e ser aceito no Reino de Deus (aqui os textos bíblicos são inúmeros, veja, por exemplo, Rm 1:16 e Jo 1:11-13).
b) Ainda há lugar porque os servos continuam sendo enviados a convidar.  A igreja está hoje debaixo de uma missão de atrair pessoas para o Reino (tal missão é dita em resumo em Mc 16:15).
c) Ainda há lugar porque o convite é individual.  A minha credencial só vale para mim mesmo; ninguém vai tomar o meu lugar – nem o seu (isso já havia sido dito ao profeta em Ez 18:1-4).
O Reino de Deus é uma grande festa.  Mas o que queremos é atrair mais e mais pessoas para participar da festa conosco.  Aceite este convite: Venha para a nossa grande festa.

(Texto publicado originalmente em 27/08/2010 – ibsolnascente.blogspot.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário