terça-feira, 13 de junho de 2017

Conselhos bíblicos sobre adoração e culto – O CULTO DE DAVI

Então disse Davi a toda a assembléia: “Louvem o Senhor, o seu Deus”.  E todos eles louvaram o Senhor, o Deus dos seus antepassados, inclinando-se e prostrando-se diante do Senhor e diante do rei.
 (1Cr 29:20)


Já sabemos que Davi foi um homem segundo o coração de Deus (constatado em At 13:22) e por isso podemos entender que seu modelo de culto e adoração, bem como seu projeto e relacionamento com o templo e o local de encontro efetivo com Deus devem servir de referência para a igreja hoje em seu projeto de culto.  Assim:
# Não queira trazer invenções ou inovações que desprezem ou desrespeitem a fé e o testemunho dos irmãos do passado.  Ter uma tradição e uma linha histórica faz parte da verdadeira adoração.  Considere isto quando for adorar ao Senhor (note que mesmo Jesus esteve alinhado com a fé revelada na história – é o que diz Hb 1:1-2).
# Aprenda sobre a revelação de Deus na história.  Isso significa que seu culto tem que ter base bíblica, pois é ela que dará conteúdo.  Considere também a coerência histórica dos seus atos de adoração.  O Deus que cultuamos hoje tem que ser o mesmo que foi adorado no passado (faça suas as palavras do Sl 44:1).
# Leve a sério a instrução bíblica de que é melhor dar que receber (está em At 20:35).  Faça de sua adoração um momento de gratidão pelo que já pode dar para o Reino de Deus e sua construção nesta terra.
# Quanto ao momento do culto em si, transforme cada novo encontro com o Senhor em uma nova oportunidade de entrega completa de si mesmo no altar (veja o que diz o Sl 116:17-19). 
# Afirmamos constantemente que nossa adoração deve ser alegre e festiva pela presença e encontro com o Senhor.  Lembre-se, contudo, que além da alegria interior que o Senhor nos proporciona, nosso culto tem que ser revestido de beleza e arte (aqui os salmos se multiplicam, veja, por exemplo, Sl 43:4 e Sl 98:4-6 além de Is 4:2).  Ofereça sempre o melhor para Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário