sexta-feira, 10 de abril de 2015

LUZ NAS TREVAS

O Sl 112:4 diz: Aos retos nasce luz nas trevas; ele é compassivo, misericordioso e justo.  Pensemos sobre ele.  Na história da Filosofia, a luz está associada à aquisição do conhecimento, e isto em vários matizes.  Para nós, contudo, este conceito é pobre para dizer o que o Salmo expressa. Em poucas palavras:
Trevas são ignorância – Luz é sabedoria
Trevas são ódio – Luz é amor
Trevas são desilusão – Luz é esperança
Trevas são tristeza – Luz é alegria
Trevas são solidão – Luz é companhia
Trevas são morte – Luz é vida eterna
Trevas são perdição – Luz é salvação
Contudo, consideremos o texto bíblico – que em última análise é o que realmente nos toca.
Em primeiro lugar não há concordância entre luz e trevas – Paulo diz isso aos Coríntios (2Co 6:14).  No mundo natural há muita área de intercessão entre trevas e luz; nem tudo é branco no preto, há muito cinza; há o ocaso e o nascente onde os dois mundos se tocam.  No mundo espiritual Jesus declara esta impossibilidade (veja o que ele mesmo diz em Mt 12:30).
Um outro ponto importante é que não há como das trevas brotarem espontaneamente a luz.  A luz não nasce das trevas por esforço próprio.  Um não gera o outro nem no mundo natural nem no espiritual.  Isso nos leva a compreender que nenhum trabalho ou crença puramente humana fará a luz divina nascer em nós.
Quanto a isso é bom lembrar da parábola que Jesus contou a cerca de um homem que tendo trabalhado, juntou uma grande fortuna e achou que estava com a vida ganha – só se esqueceu que o tesouro deste mundo não tem valor para salvar a alma (leia toda a história Lc 12:16-21).
Assim chegamos ao ponto principal.  Mais que adquirir conhecimento ou conquistar tesouros, para que a verdadeira luz de Deus nasça em mulheres e homens é preciso entregar a vida a Jesus e estabelecer com ele um relacionamento real e pessoal (veja 1Jo 1:6-7).
Para entender melhor esta última afirmação deixe-me trazer textos: a Bíblia afirma que Jesus é a verdadeira luz de Deus que haveria de vir ao mundo (profetizado em Is 9:2 e cumprido em Mt 4:16 e o próprio Jesus se reconhece assim em Jo 8:12) e somente aceitando o seu convite para um relacionamento pessoal é que nas trevas da vida humana efetivamente nascerá a luz divina: Venham a mim (como é acalentador Mt 11:28-29).
Que esta luz nasça em cada um de nós.

(Este texto foi publicado pela primeira vez no sítio ibsolnascente.blogspot.com em 28/08/2009.  Para reproduzi-lo aqui eu reescrevi o primeiro parágrafo, que só fazia sentido naquele contexto)

2 comentários: