sexta-feira, 25 de abril de 2014

MULTIFORME SABEDORIA DE DEUS

Há uma expressão bíblica que pode ser lida exclusivamente na Carta aos Efésios: a multiforme sabedoria de Deus (em grego: η πολυποικιλος σοφια του θεου).  No texto o apóstolo destaca que Deus em sua sabedoria, que se apresenta de muitas formas diferentes, resolveu manifestar sua graça nos fazendo participantes da herança de Cristo.
Porém aqui eu quero me dar a liberdade de usar a expressão de forma completamente diferente da usada no texto do Novo Testamento.  Sem ofender, em hipótese alguma, a riqueza do fraseado que diz de maneira explícita que Deus manifesta para nós sua sabedoria sempre de maneira múltipla.
Então, sem muita cerimônia, proponho o desafio de listar como posso observar a multiforme sabedoria de Deus.  Veja algumas listas.
Goiaba, caju, acerola, carambola, pitomba, manjelão, tangerina, manga, sapoti, jambo, mangaba, pitanga, cajá, fruta-pão, maracujá, abacaxi, coco
Papagaio, maracanã, periquito, calopsita, arara, jandaia, cacatua, tuim
Pau-darco, acácia, nogueira, maçaranduba, ipê, jacarandá, mogno, jatobá, escurial, pau-brasil, peroba, beribá, andiroba
Cidreira, capim-santo, mastruz, boldo, erva mate, camomila
Rosa, lírio, crisântemo, orquídea, girassol, margarida, jasmim, violeta, amor-perfeito, azaleia, alecrim, dália
Manjericão, hortelã, cebolinha, coentro, alface, espinafre, acelga, alcachofra, brócolis, couve, aipo
Galo, pato, pavão, ganso, peru, cocá, marreco
Quer acrescentar algo?

E que me desculpem os biólogos, teólogos, ecólogos (que trem é isso?), mas entendo que assim se manifesta a multiforme sabedoria de Deus entre nós e o louvamos por cada uma delas.

6 comentários:

  1. Demais! E olhe que tem muito mais que a gente nem conhece. "Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus!"
    Emília

    ResponderExcluir
  2. Desculpem os biólogos?... Desculpar de que mesmo! Belo texto! Foi até muito engraçado para mim!!!

    ResponderExcluir