terça-feira, 18 de março de 2014

Parábola das coisas – O ESPELHO


Publiquei recentemente uma reflexão sobre a imagem de Deus que havia escrito em 2009 (link).  Desde então venho pensando sobre o espelho em si e nas possíveis lições que ele pode nos trazer.  Como simples coisa do nosso cotidiano, o espelho pode nos ensinar muito.  Basta olhar para ele mais acuradamente – gostei deste jogo de palavras e significados.
Reflexos, espelhos, olhares, ideias, imagens.  Observou? Este é o nosso mundo.  Vivemos entre as palavras e as imagens.  Elas parecem que não somente contam o que é o nosso mundo mas também dão forma e conteúdo a ele.  Talvez seja por isso que estou com dificuldades em transformar em texto as ideias que o espelho está me evocando.
Mas vamos lá em primeiro lugar à definição, para depois ver o que podemos aprender.
O que chamamos de espelho é toda superfície polida e plana (ou não) que reflete as imagens que estão diante dele.  Note que a principal característica da coisa é: capacidade de refletir, devolver a imagem daquilo que está diante dele.  Mas note também que aspectos como material, forma, dimensão ou coloração não define algo como espelho, embora possam influenciar no resultado final daquilo que o espelho vem a ser em sua essência: uma coisa que reflete imagens.
Então vamos ligar a compreensão de espelho com a convicção de que fomos criados para sermos a imagem de Deus.  Para refletirmos quem ele é.  Exatamente.
Sei que aqui caberia uma interessante discussão teológica sobre a imagem degradada pelo pecado e restaurada em Cristo Jesus, mas não vou me aprofundar por estas sendas.  Para mim, por agora basta pontuar dois aspectos:
Primeiro, como disse lá em cima, a forma é irrelevante para me definir como espelho que reflete Deus.  Se sou baixo ou alto; magro ou gordo; preto, branco, azul ou verde não importa, isto é apenas a moldura do espelho.
Segundo, para devolver uma imagem límpida, sem distorção e clara de Deus eu preciso apenas ser fiel em mostrar o que ele é.  Afinal, espelho bom é aquele que apenas reflete a imagem do jeito que é (o resto é Photoshop).
Espelho é isso.  E que isso aconteça comigo, refletindo Deus e sua glória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário