sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

QUANDO SOPRA O VENTO

No segundo versículo da Bíblia é dito que o Espírito – como um vento – de Deus soprava sobre a terra ainda em formação.  Até então só havia silêncio e caos.  É aí que, de maneira poética, o texto diz que Deus com o seu vento pairava sobre o nada primordial.
Essa associação entre espírito e vento que transcorre o texto sagrado, além de linguística, permite deixar voar minha mente e alma e ser envolvido pela beleza e fascínio deste sopro.   Com esta poesia, veja comigo o que acontece quando sopra o vento de Deus.
Em primeiro lugar, Deus fala.  Em Gênesis capítulo primeiro, o que domina a narração é: E disse Deus...  Quando sopra o vento do Senhor ouve-se a sua voz.
O Deus que com seu Espírito pairou no princípio é o Deus que fala com os seres humanos.  Como um vento que sopra e toca nossos ouvidos, o Senhor sempre fala de suas maravilhas a sua obra prima (uma boa referência é a conversa de Jesus com Nicodemos – veja Jo 3:8; mas também a indicação de Amós em Am 3:7). 
Ainda no Gênesis, do nada o universo é criado.  Não me interessa informações astronômicas ou documentação científica.  O sopro espiritual é poesia criativa e beleza que gera mundos.
Através da leitura bíblica sou levado a acompanhar o processo criativo do vento divino enquanto ele sopra.  Não havia material pré-existente – Deus não precisa disso, ele faz do nada o tudo acontecer, traz a existência o que não existe (o texto aos Hebreus diz que aceitamos isso somente pela fé – Hb 11:3; leia ainda como é bela e forte a resposta do Senhor a Jó a partir do capítulo 38).
Quando sopra o vento do Espírito, o caos se transforma em jardim: o que era deserto e desordem, com o passar deste vento, é processado em um lugar acolhedor e belo.
O vento soprando é a garantia que tenho na existência de um projeto maior para a criação.  Deus não criou o mundo e o abandonou a própria sorte; ele quer que eu viva num lugar aconchegante, por isso sopra sobre a desordem para que haja vida e bem neste lugar (a Isaías é dito bem claro – Is 45:18; e este sentido pode também ser lido na promessa de Rm 8:18-25).
O mesmo Espírito que soprou no princípio ainda assobia em meus ouvidos e me enche de vento sagrado, pois foi soprado sobre os discípulos pelo próprio Jesus (confira em Jo 20:22).  É por isso que continuo crendo que nesta brisa divina ainda posso escutar a voz do Senhor, posso ver um mundo novo sendo criado e nele um jardim de delícias sendo plantado.
Que sejamos embalados neste vento que sopra sobre nós.

(Esta reflexão foi publicada originalmente no sítio ibsolnascente.blogspot.com em 20/05/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário