terça-feira, 16 de outubro de 2012

DA LUZ DO MUNDO




Vocês são o sal da terra...” Vimos que os discípulos de Jesus são em sua essência o sal que conserva e dá sabor a esta terra.  Agora desponta a oportunidade de observar outra característica essencial do discípulo de Cristo: “Vocês são a luz...” (Mt 5:14).  Jesus, que se apresenta como a Luz (confirme lemos em Jo 8:12 e 9:5), afirma que seus seguidores são como ele: a luz do mundo!
Quanto à luz, pelo menos três verdades posso extrair deste conceito. Primeiro: a luz não pode ser escondida.  “Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte” (Mt 5:14).  O discípulo, sendo luz, é sempre visto em tudo o que faz, não pode esconder sua essência brilhante.  É impossível viver neste mundo sem ser notado.
Segundo: a luz não brilha para si mesma.  “E também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha, coloca-a num lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa” (Mt 5:15).  O discípulo de Cristo não brilha para ser visto, mas para que a luz possa alcançar todos os cantos deste mundo e a verdade do Reino de Deus possa ser contemplada.
E terceiro: a luz finalmente glorifica ao Pai.  “Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras, e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus” (Mt 5:16).  A luz dos discípulos de Cristo deve brilhar de modo que este mundo possa observar as boas ações do Reino e, vendo, possam glorificar ao Pai.  Jesus diz que o seu discípulo, por que é luz, tem que fazer o Reino de Deus ser visto, a fazendo assim, possa gerar mais adoradores do Senhor.
Tendo certeza de ser convocado a um discipulado radical, que eu faça a minha luz brilhar diante deste mundo e glorifique a Deus.

(Na imagem lá em cima, aproveitando o ensejo do tema, a reprodução do cartaz da Campanha Missionária 2012 da Junta de Missões Nacionais da CBB)

2 comentários:

  1. Tenho orado a Deus para que as pessoas a qual fazem parte as nossas rodas de trabalho, vizinhos, amigos, parentes entre outros, que possam ver esta Luz brilhar em casa um de nós para que a Glória dEle possa ser manifesta e vejam que realmente existe um Deus que pode tudo.

    Abraços

    Deus lhe abençoe

    ResponderExcluir
  2. Querido, continuemos com a mesma oração pois será na Luz divina brilhando a partir de nós, seu povo, que o Reino será estabelecido e a glória do Pai aparecerá.
    Um abraço.

    ResponderExcluir