sexta-feira, 27 de abril de 2012

UM CERTO JOVEM


Três dos Evangelhos contam que certo jovem foi procurar a Jesus interessado em saber como poderia alcançar o Reino eterno (confira em Mt 19:16-22 / Mc 10:17-22 / Lc 18:18-30).  Pelo diálogo com o Mestre é fácil compreender que ele era um bom moço, cumpridor das Leis divinas, bem intencionado – além de rico.  Parecia tudo correto, um candidato ideal para herdar a vida eterna; mas o fim não foi este.  Por quê?  Acompanhe comigo uma rápida análise do episódio:
Por mais que conheça a história, não posso deixar de destacar a realidade que o jovem buscava seguir os preceitos divinos desde a sua juventude (veja Lc 18:21).  E mais ainda: ele mesmo procurou Jesus demonstrando ter uma real intenção de fazer algo que lhe coubesse para adquirir o direito a herança eterna.  Que bom exemplo.
E hoje?  Será que se questionado por Jesus eu poderia responder como o jovem da história?  Será que tenho cumprido a Lei de Deus em minha vida, e ela faz parte de minha própria maneira de ser desde criança?  E mais ainda, tenho demonstrado real interesse em buscar a Jesus para dele saber o que preciso fazer para ser herdeiro do reino?
Lá na história bíblica, conhecendo o coração, Jesus anunciou a sentença: Falta-te uma coisa (leia em Mc 10:21).  Ter observado a Lei e demonstrar uma boa intenção – embora valorizado pelo Mestre – não é suficiente para se alcançar a vida eterna.  No caso do jovem, faltava-lhe se desfazer dos bens que ocupavam um lugar de primazia em sua vida.  Somente colocando Deus em primeiro lugar alguém se torna apto para o Reino.
Mais uma vez volto meu foco para mim.  O que será que falta para me tornar cidadão do Reino de Deus?  O que preciso deixar?  O que está atrapalhando a minha e a sua caminhada nesta vida para que alcance a futura?
A história deste encontro de um certo jovem com Jesus pode muito se parecer com a nossa vida; mas que o nosso fim seja diferente daquele narrado nos Evangelhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário