terça-feira, 17 de abril de 2012

Salmo 145 – uma leitura


Durante toda sua vida, o pastor e rei Davi compôs diversos salmos.  Muitos deles estão hoje em nossa Bíblia e refletem a experiência e a intimidade que este homem de Deus teve com o seu Senhor e nos servem de inspiração para a nossa caminhada cristã.
Entre os salmos divídicos, o cântico de louvor que é o Sl 145 bem pode ser entendido como um que representa a reflexão de um homem que viveu a experiência de ter um coração moldado de acordo com o seu Deus e o louva por tudo o que aconteceu em sua vida.
O salmo é organizado em hebraico em ordem alfabética e em toda a sua composição demonstra um tom de alegria e regozijo.  Não temos a melodia original, mas nos parece que deveria ser cantado em ritmo de festa pois a sua cadência nos conduz à alegria, ao júbilo e à dança.
Eu te exaltarei, meu Deus e meu rei;
bendirei o teu nome para todo sempre!
Todos os dias te bendirei
e louvarei o teu nome para todo
o sempre!
Grande é o SENHOR e digno de ser
louvado;
sua grandeza não tem limites.
(Sl 145:1-3)
Também nos deve chamar a atenção neste salmo que Davi louva o Senhor porque as grandezas dos feitos divinos serão anunciados às gerações seguintes (Sl 145:4-6) e que o reino e domínio do Senhor permanecerá de geração a geração (Sl 145: 13).
Assim é que a este Senhor que é misericordioso e compassivo, paciente e transbordante de amor (Sl 145:8) o poeta Davi se dispõe a louvar com toda intensidade.  Só quem o conheceu de uma maneira tão profunda pode louvá-lo dessa forma:
Com meus lábios louvarei o SENHOR.
Que todo ser vivo bendiga o seu
santo nome
para todo sempre!
(Sl 145:21)
Só nos resta dizer: Aleluia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário